quarta-feira, 29 de setembro de 2010

É vê-las crescer!

As floreiras junto aos pilares da casa não precisam de grandes cuidados, pois as pequenas flores bem carnudas não precisam de muita água.

Este fim-de-semana tiveram alguém a fotografá-las sob vários angulos.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O Outono ainda cheira a Verão

Com os dias amenos temos comido sempre na rua por estas bandas da Gardunha. Coisas simples que nos dão a sensação de liberdade total. A nós, às moscas e às abelhas...Enfim está quase a terminar.

Artesanato de Belmonte




Hoje recebi um conjunto de cestos que muito apreciei. Mais peças para se encherem de aranhas e depois ter de limpar...
Ficam muito bem no lugar onde os coloquei e também são úteis para ir às compras e não usar sacos de plástico. Muito ecológicos portanto.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Florir das açucenas

Estas flores teimam em reaparecer todos os anos. Mesmo sem serem tratadas e pouco regadas, todos os anos as vemos florir sem quaisquer cuidados da minha parte.São muito bonitas e tornam o outono na minha estação do ano preferida.Crescem na Gardunha e em Sintra. Existem de várias cores mas eu só tenho as cor-de-rosa no meu jardim.

Coisas simples

O tempo aqui para os lados da Cova da Beira tem estado espectacular.Os calores infernais acabaram e agora com estas temperaturas amenas podemos almoçar e jantar "fora" todos os dias. As moscas e as abelhas, embora queiram partilhar do nosso repasto, suportam-se.
O Outono já chegou e podemos finalmente apreciar os campos a qualquer hora do dia e até dar um mergulho na piscina, embora ali tenha de ser ligada a máquina de aquecimento de água, pelo menos para os mais friorentos.
Gosto muito desta época do ano quer na Gardunha quer em Sintra.

domingo, 26 de setembro de 2010

Fase de preparação do engarrafamento

Como ainda ficou uma ajuda de peso na "Casa dos Arcos" iniciaram-se algumas tarefas que entretanto não puderam ser concretizadas.

A lavagem das garrafas já começou como se pode ver e vai continuar até amanhã. A ajuda que ficou terá de ser bem aproveitada e é preciso adiantar trabalho.

Tarefa cumprida

O vinho está a fermentar no pio e o material vai ser todo arrumado para que volte a ser utilizado para o ano.

As ajudas já regressaram à cidade e para o ano serão novamente recebidas com muito agrado. A dona da casa deixará estas lides no meio da semana.





Ajudas preciosas

Na "Casa dos Arcos" as ajudas dos visitantes em finais de Setembro são sempre bem-vindas! Após a tarefa da apanha das uvas, procede-se agora à organização das divisões, e nem faltaram uns trabalhitos de costura pois o "Oscar" estava a precisar duns pontos, e a dona da casa  não se dedica muito a estas matérias.

Cá vai a reportagem:


sábado, 25 de setembro de 2010

Fim-de-semana saudável

Este fim-de-semana foi dedicado à vindima.Tivemos casa cheia, para ajudar.
O tempo estava excelente para este tipo de tarefa.
Tudo correu bem e ficamos satisfeitos com a colheita.
Vai devagar, para o ano as cepas darão mais.
Agora é a fermentação do vinho.Ainda houve alguém que queria fazer "jeropiga" mas desistiram.
Fora eu apreciadora da coisa, teriamos feito esse belo xarope, para beber mais tarde com as castanhas assadas. Todavia o cansaço era muito e desistiu-se da bebida doce/alcoólica.Para o ano logo se verá.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A propósito das cidades sem carros

Uma cidade sem carros é simpática, tenho de concordar.Para além do mais é saudável, também concordo. Todavia, a maior parte das pessoas que defendem esta teoria não andam de transportes públicos.
Todos os meus amigos que trabalham e moram em Lisboa vão para o trabalho de carro, embora tenham o metro perto de casa. Então e eu que vivo a 20 Km do local ondem a maior parte das vezes trabalho tenho de andar em transportes colectivos????Acho graça, ouvir os nossos ministros e deputados a defenderem estas atitutudes quando andam sempre de carrinho e alguns até com motorista.
Eu até gosto de andar de bicicleta , mas, sempre carregada com um computador, a 20Km de Lisboa e sacos e mais sacos e com horas marcadas aqui e ali não posso mesmo esperar nas paragens pelos transportes, nem transportar tudo num veículo de duas rodas e ainda por cima sem motor!!!! Ou então deixava de trabalhar.Como eu, existem milhares de pessoas. Para me deslocar a Lisboa preciso de apanhar 3 transportes públicos e dentro do metro mudar duas vezes. É obra!!!Imagino alguém com crianças ao colo, a chover etc.
Não me venham com tretas de que noutras cidades da Europa as pessoas estão a deixar o carro.Conheço algumas e a realidade é esta, quem anda de transporte público ou não tem carro, ou já não pode mesmo pagar a gasolina, salvo raras excepções claro! Deixemo-nos pois de hiprocrisias!
Quero dizer que andei durante 20 anos de camioneta, comboio e metro, mas lembro-me bem do que sofri.
Mudar de atitude? Sim.Quem vive e trabalha nas cidades podem dar o primeiro passo? Não lixem só os que vivem nas periferias, que no meu caso foi por opção mas a maioria não pode comprar uma casa em Lisboa. Aqui fica a minha sugestão, já serão uns bons milhares a não circular...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

sábado, 18 de setembro de 2010

Quando tudo se move a electricidade...

Ele há dias do diabo.
Acordo, quero tomar um banho, água fria, que se passa? A caldeira não arranca. Pronto esquece.
Vou fazer café a máquina desliga-se.
Quero aquecer o leite, o microondas arranca mas depois desliga-se, oiço um clic, os dijuntores do quadro eléctrico dispararam.Que fazer? Chamar o electricista claro!
Lá vem ele, teste aqui teste ali, nada! Não dá com a avaria.Também não tenho televisão , nem telefone, nem net, nem posso abrir os portões da garagem porque são automáticos.
Mais testes e nada. A arca frigorifica tem alimentos que podem descongelar se isto demorar e o frigorifico não funciona. O electricista já me dizia para ligar para a EDP porque seguramente era um problema de tensão da corrente exterior à casa. Vamos então procurar os telefones do piquete, a factura com o nome do cliente e contrato enfim, uma saga! Pensando bem, antes de ligar, o melhor é verificar novamente a instalação, com calma, uma tomada de cada vez, liga, desliga...
Eureka! Descobriu-se, o curto-circuito é num local que nem se podia imaginar, ficha da ligação da porta da garagem.
Precisa de motor novo.Quem sabe disso é o técnico que não pode vir hoje arranjar. Mas ainda não tenho água quente.Vamos chamar o técnico da caldeira! Apareceu rápido mas com tristes notícias, havia um problema na placa eléctrica, provocada pelo problema eléctrico já referido...Enfim é para esquecer. Amanhã é domingo e há mais vida para além da electricidade (quero eu convencer-me...). Viva o sr Edison!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

É triste morrer a trabalhar...

Morreram intoxicados num tonel de vinho


Todos os anos, durante as vindimas, fermentação do vinho e  preparação do vasilhame para receber o dito cujo, acontecem casos de acidentes graves no trabalho. Ontem aconteceram mais duas mortes. Segundo o relato do Jornal de Notícias parece que os trabalhadores tinham experiência na área mas não terão tido as cautelas necessárias...

Não tendo o devido conhecimento do porquê da ocorrência deste grave acidente, normalmente a primeira e a reacção mais fácil é considerarmos as causas de origem  humana, os trabalhadores é que não tiveram os cuidados devidos... Poderá ser, mas outras causas existirão certamente.
Para quando o cumprimento da legislação em matéria de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho nas Empresas? Gostava de saber a conclusão da análise destes acidentes que certamente irá ser feita por inspectores de trabalho. Espero cheguem a uma análise objectiva, com causas bem definidas para que não ocorram de futuro acidentes semelhantes, nem naquela adega nem em qualquer outra do país, para bem de todos, pois os acidentes de trabalho custam muito dinheiro, para além da perda de vidas humanas, que é obrigatório evitar.
O que é que falhou??????

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Organização - Parte 3

As flores dos vasos tiveram nestes dois dias um tratamento especial, folhas secas tiradas, terra  regada e fertilizada.Com este Verão seco e muito quente quase que íam morrendo. Ei-las a quererem reviver...

An apple a day keeps the doctor away

Estas afastam mesmo o médico. Neste fim-de-semana a colheita rendeu.

As maçãs e as peras não são tratadas mas têm cá um saborzinho...

Organização - Parte 2


O alecrim da rua, aos anos que não era cortado, falta acertar!

Querido mudei a casa

Organizar não custa, custa é manter organizado.

A Casa dos Arcos foi construída há 10 anos, e desde aí foram-se acumulando coisas e nunca postas nos lugares onde deveriam estar.Acontece que se juntou à família alguém com espírito organizado, paciente e sempre disposto a arrumar. Esta criatura (ajudada bem entendido...) tem vindo a dedicar alguns dias das suas férias para pôr os trabalhinhos de bricolage  e não só, em dia.Vou apenas mostrar algumas das tarefas que se realizaram neste Verão. Muitas outras existiram mas das quais não há registo fotográfico.

As bicicletas! Aos anos que estacionavam no chão.

Os mosquitos aos anos que entravam nas janelas porque estas  não tinham redes.


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Tanta dor, Tanta dor...

Após um mês de descanso voltaram as aulas de hidroginástica.Tudo consegue estar perro.Só se ouvem ais na realização  dos exercícios.
Esperemos que daqui a uns tempos já esteja tudo oleado e que tudo corra com mais alegria e satisfação.
Darei conhecimento  nessa altura de como vai o meu desempenho, pois neste momento estou em baixo de forma.
Enfim  é a 3ª idade é o que é. Melhores dias virão.

Grande música!:D