Abro uma porta e surge uma aranha, fecho uma porta e lá vem uma teia. Pegasosas e irritantes estas teias cheias de peçonha agarram-se a tudo onde tocam, com uma resistência enorme e não há água que as consiga romper. Luto contra esta bicharada o ano todo e recordo sempre o que me dizia a minha avó, que a aranha é presságio de felicidade e que não se devem estragar as suas teias para não espantar a felicidade e a sorte ao dono da casa. Não tenho assim tanta fé nesta crença, porém andando por aí a pesquisar curiosidades sobre aranhas dei com um pequeno texto de um historiador e jornalista brasileiro e que passo a relatar:
COMO A ARANHA SALVOU O MENINO JESUS.
Câmara Cascudo(2004)
"Fugindo para o Egito, São José avistou uma gruta e entrou com Nossa Senhora e Nosso Senhor para descansar. Uma aranha que estava na abertura teceu uma longa teia tomando a entrada da gruta. Logo depois chegaram os soldados no rastro do jumentinho que carregava Nossa Senhora e o seu Divino Filho. Vieram até a caverna e pretendiam entrar, quando o comandante, reparando a teia de aranha, exclamou: - Nem devemos perder tempo, companheiros! Aí não tem viv'alma. Reparem que há uma teia de aranha na boca dessa furna. Se alguém tivesse entrado a teia estava rasgada. (...) E foram embora. A Sagrada Família dormiu tranquilamente a noite e na manhã seguinte Nossa Senhora abençoou a aranha e sua teia, que haviam defendido o Menino-Deus. Por isso não devemos matar aranha porque dá infelicidade."
Pronto, está explicado o porquê das coisas desagradáveis que por vezes me atanazam a vida.
Espero seja mito, mas de facto por vezes "Estou a ficar às aranhas" "Ando às aranhas" e "Tenho teias de aranha"e quantas vezes "Me vejo em palpos de aranha". Tudo isto me leva a desconfiar do meu mau comportamento em relação às aranhas.
A simbologia com estes animais é enorme e as crenças e mitos existem entre muitos povos.
Lembrei-me agora do super-herói Homem Aranha que nos divertiu nas séries animadas e que de facto era muito corajoso seguramente que era devido à teia que o envolvia.
Termino com um provérbio português " Quem não tem arte nem manha, morre no ar como a aranha". Pergunto :será só para rimar?
Não gosto de aranhas ponto.
Qual a sua crença?
ResponderEliminar