Não sou apologista de que todos os alunos devam passar de ano.Tem de haver rigôr na avaliação e os que não atingiram os objectivos deverão repetir o ano ou a disciplina que não conseguiram fazer. Porém, agora que trabalho com alunos do 1º ciclo -Licenciatura, verifico que para o docente chumbar o aluno é a maneira mais fácil de resolver os problemas. O processo de Bolonha reforçou a componente da avaliação contínua e esta passará a ser a forma primordial de avaliar.
Ora esta avaliação requer que todos os actores (alunos e docentes) tenham de ser pró-activos e a relação entre ambos terá de ser mais próxima. O uso da aula, só expositiva, acabou, é preciso mais interatividade.
Pois é, este esforço contínuo de aprendizagem requer muito trabalho e muita disponibilidade mas em meu entender evita muitos chumbos. Se este método impõe uma carga excessiva aos professores? Não tenhamos qualquer dúvida.
Sou do tempo, em que alguns professores (aliás quase todos) só se calavam quando os aviões passavam) e os que leccionavam as aulas teóricas às oito da matina deveriam ter um contrato qualquer com a ANA/TAP pois os aviões faziam passagens rasantes ao edifício de 5 em 5 minutos. Era uma alegria e íamos chumbando e repetindo sem ninguém se preocupar com isso.Não me venham falar do ensino de antigamente! A bem-dizer também deixava muito a desejar.
Sem comentários:
Enviar um comentário