Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA) conciliam uma formação de base (escolar) com uma componente tecnológica (profissional) que integra um estágio, o que confere uma dupla certificação (escolar e profissional). Nalgumas situações, o percurso frequentado pode conduzir a uma certificação apenas escolar ou profissional. Estes cursos são indicados para quem necessita de completar o 9º ou o 12º ano de escolaridade e não dispõe de uma experiência profissional relevante. Podem ainda ser indicados para quem pretende uma reconversão profissional.
Acontece que estes cursos andam a ser frequentados na maioria por desempregados. Dou formação na componente tecnológica e verifico as dificuldades que por vezes os formandos têm em atingir os objectivos.
Investir em educação é um bom investimento, contudo no presente caso a selecção dos formandos tinha de ser muito bem feita, o que não acontece por vezes.
Estes cursos são longos (quase 2 anos) e os formandos para além do subsídio de desemprego, recebem o subsídio de alimentação e de transporte. Existem pessoas muito críticas relativamente a estes cursos, porém, se forem oportunidades de qualificação têm um papel importante.
O que eu digo aos meus alunos é que, o saber não ocupa lugar, e que depois da formação "quem tem unhas toca guitarra". Sempre foi assim e será. Devemos incentivar sempre! Quem frequentar estes cursos tem de aprender qualquer coisa, e de facto as oportunidades ao longo da vida são tão reduzidas que não se devem desperdiçar.
Sem comentários:
Enviar um comentário